Neste primeiro artigo, nós mostraremos algumas informações e curiosidades do EPS Isopor® , além de algumas características gerais do material.
O que é o EPS Isopor®?
O EPS Isopor® é um plástico revolucionário, com várias aplicações nas áreas de embalagens, construção civil, agricultura, caixas térmicas, pranchas, chapas para artesanato e decorações, cenários, painéis frigoríficos e usos diversos.
O EPS não contamina o solo, o ar, nem a água. Não é solúvel em água e não libera substâncias para o ambiente. A utilização do EPS no isolamento térmico em prédios proporciona economia de energia, contribuindo para reduzir as emissões de CO² e SO². O EPS possui excelente capacidade isolante térmica, por exemplo: com temperaturas de 35ºC na superfície de um telhado, no seu interior a temperatura chega a 23ºC . Também possui boa capacidade acústica, quando uma chuva cai num telhado metálico sem o isolamento acústico, o interior se torna uma verdadeira caixa de ressonância, provocando desconforto.
O EPS não causa danos à camada de ozônio por não usar no seu processo de fabricação o gás CFC. É 100% reciclável e reaproveitável. Não apodrece e não mofa, é atóxico e inodoro.
EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Este plástico celular rígido foi descoberto pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz quando trabalhavam nos laboratórios da Basf na Alemanha. O poliestireno é constituído por uma cadeia de polímeros (estireno) formada pelo carbono. O termo expandido refere-se à expansão sofrida pelas cápsulas de estireno – pérolas de 0,4 a 2,5 mm de diâmetro, podendo ser ampliadas até 50 vezes, quando em uma câmara hermeticamente fechada e aquecida, aplicando-se o vácuo. As cápsulas expandem-se e moldam-se ao recipiente em que foram colocadas e, como este recipiente está sob calor, suas esferas expandidas aderem-se umas às outras, formando um objeto leve e com relativa dureza. Nasce então, o poliestireno expandido moldado. Sem estar em um recipiente de molde, as cápsulas transformam-se em esferas soltas que são utilizadas para enchimento e nos mais diversos tipos de acondicionamento para transporte. Expandidas, as pérolas são constituídas de até 98% de ar e apenas 2% de poliestireno. Em 1m³ de EPS expandido, por exemplo, existem de 3 a 6 bilhões de células fechadas e cheias de ar. O EPS é comprovadamente um material isolante. Sem ele, os países mais evoluídos não construíram de modo atualizado e econômico, visando à economia de energia. Nos últimos anos esse material ganhou uma posição estável na construção civil, não apenas por suas características isolantes mas também por sua leveza, resistência, facilidade de manuseio e baixo custo.
O EPS é sem dúvida o parceiro ideal na construção civil, que é o foco da IGAPÓ COMERCIAL, assim como em outros tantos setores da vida cotidiana das pessoas. Conheça-nos.